Regulamento da Champions League 2014/2015

Tabela de classificação

Regulamento da Champions League 2014/2015

Com quatro fases preliminares, disputadas por 54 times em um mata-mata com ida e volta são cedidas 10 vagas aos clubes europeus. Após essa fase, os 10 clubes que conquistam a vaga se juntam a 22 clubes previamente classificados por suas temporadas nos torneios nacionais.

Os 32 times são divididos por sorteio entre 8 grupos, com 4 clubes cada. Os clubes enfrentam em formato de turno e returno os seus companheiros de chave em sistema de pontos, prosseguindo para a fase seguinte os dois melhores colocados de cada grupo.*

Em caso de empate, os critérios de desempate são (em ordem): confronto direto entre os times empatados (soma-se os resultados de turno e returno), saldo de gols do confronto direto, gols marcados no confronto direto, gols fora de casa no confronto direto, saldo de gols em todas as partidas, gols marcados em todas as partidas, coeficiente de pontos acumulados nas últimas cinco edições da Champions.

A fase seguinte entre as 16 equipes é um mata-mata definido por sorteio, atentando-se para os seguintes critérios: times da mesma chave na primeira fase não podem se enfrentar e times classificados em primeiro necessariamente devem enfrentar times classificados em segundo.

Para passar adiante é preciso ter o maior placar agregado nos confrontos de ida e volta. Em caso de empate, observa-se qual equipe marcou maior número de gols fora de casa. Caso haja igualdade, o jogo vai à prorrogação e posteriormente à disputa de pênaltis.

A final é um jogo único, que acontece em campo neutro, e em caso de empate a sequência prorrogação seguida de pênaltis se repete.

*Enquanto os vencedores da primeira fase seguem para as oitavas-de-final, os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em competição paralela na Liga Europa.

Pra que time você torce na Champions League?